Metamorfose urbana no Victor Konder

A metamorfose: De um pequeno prédio ao Giassi (Reprodução)
A metamorfose: De um pequeno prédio ao Giassi (Reprodução)

Urbanamente falando, a selva de pedra passa por tantas mudanças que assusta ao primeiro olhar deslumbrado de quem as contempla. O poder da mão do homem de querer mudar uma construção de lugar, levantar gigantes de concreto, organizar o tráfego de veículos, mudar vias de direção, de caminho. Espanta no primeiro olhar sempre, mesmo que tão pequena a alteração.

Já falei aqui, no passado, sobre o Posto Tamarindo, varrido do mapa depois que a confluência da ponte que leva o mesmo nome chegou ao local. Impressionou-me, a primeira vista, como aquela região mudou tanto. Tanto que muitos nem recordavam mais ou podiam imaginar que ali seguia a Rua São Paulo. Pois outra vez esta estupefação pegou-me. Desta vez, no centro nervoso do bairro Victor Konder, próximo a FURB.

15352347
A esquina durante a enchente de 1983. Os pinheiros e o pequeno prédio, que já foi a IMAR – Importadora de Máquinas e a Casa das Tintas (Antigamente em Blumenau)

Era o início de 2007, quando as construções próximas a esquina esquerda da Rua Antônio da Veiga começaram a desaparecer aos poucos para dar lugar ao que hoje é o Giassi Supermercados. Uma casa noturna, um pequeno prédio, duas residências e uma coleção de pinheiros, em alguns dias, sumiram para o início dos trabalhos no novo supermercado.

De todos, apenas o prédio do antigo Renato Veículos (hoje, a sede do IEL – Instituto Euvaldo Lodi) ficou de pé. Também desapareceu a pequena varanda do bloco M da FURB, antigo gabinete da reitoria. Hoje, a esquina segue movimentada, mas forçando a memória dos que querem recordar como era este espaço antes do gigante.

Então, sem mais delongas, uma voltinha ao passado. As imagens são de Marco Alan Rotta, postadas no fabuloso grupo Antigamente em Blumenau, no Facebook.


Deixe uma resposta