Nunca escondi de nenhum colega jornalista nestas andanças meu apreço incondicional a querida e histórica FURB, onde tive o prazer de ser assessor por breves (mas gratificantes e intensos) oito meses. Sorte maior ainda de ter passado por la justo no ano do cinquentenário da briosa instituição blumenauense, construída, especialmente, pela união de um Vale inteiro em busca do sonho do ensino superior para o futuro.
E, quando se fala em união do Vale, esta não passa apenas pela mão dos prefeitos que estiveram presentes para assinar a Carta de Ibirama, em 1968. Naquele mesmo ano, cheio de turbulências para o mundo em volta de Blumenau, a comunidade participava ativamente de uma divertida tômbola que tinha um objetivo muito mais que nobre: Levantar, enfim, os primeiros blocos do que hoje é apenas o Campus 1 da FURB.
Para o leigo que desconhece o termo, comum nos anos 60, tômbola é o mesmo que rifa, e foi a ideia mais criativa possível à época para reunir a comunidade em torno da causa, ainda inspiradora e firme na mente de muita gente. Como prêmio, cinco automóveis, os cinco da foto em destaque no começo da matéria: Um Ford Galaxie 500 (1º prêmio), um Willys Itamaraty (2º prêmio), um Chrysler Esplanada (3º prêmio), um Volks Karmann-Ghia (4º prêmio) e um Volks Fusca 1300 (5º prêmio).
A premiação da tômbola ocorreu em setembro, em frente ao monumento simbólico, que até hoje lembra a união do Vale em torno da FURB. União esta que persiste 51 anos depois, cada vez mais forte em torno da nossa Universidade. Tempos saudosos, quando a união de um povo tornava verdade um velho sonho…E nas palavras do professor Rivadávia Wollstein, um dos fundadores da FURB, foi um movimento comunitário por excelência, que não foi nem o Rivadávia, nem o Milton, nem o Rufino, nem o Dr. Martinho que fizeram a Universidade. Foi toda a comunidade que fez. Houve uma participação de todo mundo.
Quem quiser conhecer mais deste e de outros detalhes da FURB, da uma passadinha no site da Instituição. Lá há um espaço especialmente dedicado a todos os flashes mais importantes dos 51 anos de trabalhos, profissionais formados, conquistas e projetos.