(Lucas “Luke” Baldin)
Hello, videotapers! Tudo bem com vocês?
Mais um Playlist do Luke e vou continuar na linha K-pop. Hoje separei minhas Sub Unidades favoritas. Não conheço (ou escutei) muitas, mas as que eu mais gosto estão aqui.
Antes de tudo vamos esclarecer esse lance de Sub Unidades, ou sub grupos. São grupos dentro de grupos. Deu pra entender? Vamos mastigar melhor. As Sub Units são derivados de grupos. Por exemplo o consolidado Orange Caramel. Essa sub unidade vem do After School. Essa divisão do grupo tem uma proposta diferente da unidade principal, musicas mais infantis, vamos dizer assim, em comparação ao grupo oficial.
Enfim, esses derivados são criados com vários fins. Primeiro o lance de lucrar mais. Afinal, muitas vezes não trazem inovação nenhuma, mas a ideia é apresentar um conceito diferente ou então dar destaque a certos membros.
Com as sub unidades além de um novo som ser experimentado novos fãs são conquistados. Chegamos ao começo da lista… O que reflete em mais dindin para o papai, né? (Leia com voz de japa). As sub unidades não precisam fazer referencia ao grupo principal. Ou as vezes fazem. Orange Caramel (After School) e 2Yoon (4Minute, que descanse em paz) por exemplo não fazem. Já After School Blue e After School Red (After School), Sistar19 (Sistar), T-ARA N4 (T-ARA) fazem menção ao que deu origem. Muitas vezes é questão de marketing.
Marketing por que as vezes não há necessidade de criar uma nova unidade, por que as vezes a proposta não é tão original que mereça um sub-titulo. Porém, para arrecadar mais grana vão lá, pegam as integrantes que funcionam, uma música de gaveta, gravam rapidinho e bem por cima lançam. Enfim, já apresentei o conceito, agora vamos as musicas.
04. Copy Cat (Orange Caramel)
Orange Caramel, como dito ali na intro do texto como exemplo, é originário do After School. Nana, Raina e Lizzy formam a sub unit com uma pegada mais bonequinhas da Coréia desde 2010. O OC geralmente aparece nos intervalos do After School. As músicas tem uma pegada mais fofa, coisa que não faz o estilo do AS. Essa é uma boa prova de um sub grupo que apostou numa sonoridade diferente da unidade mãe.
Na quarta posição da Playlist temos My Copycat, canção título do mini álbum mais recente do grupo lançado em 2014. Desde então tanto o Orange Caramel quanto o After School não deram mais as caras. My Copycat trás uma pegada agitada, o clipe trás algo no estilo Onde Está Wally? e Jogo dos Sete Erros, é um clipe um tanto quanto interativo e bacana.
Porém o vídeo a seguir é uma apresentação do grupo num programa de TV sul coreano no ano passado.
https://www.youtube.com/watch?v=ExQsMgp2KLo
03. Got Not Around Any Longer (Sistar19)
Sistar19 trás as principais integrantes do Sistar: Hyolyn e Bora. Com a estreia em 2010 e retorno em 2013 o grupo trás um estilo mais adolescente crescido como o 19 do nome indica. A beleza da sub unit é o ponto alto do grupo além de trazer as integrantes de mais destaque do Sistar.
Na terceira posição temos Got Not Around Any Longer de 2013. A segunda música do sub grupo é lenta e algo como uma sofrência pop. Não entendo muita coisa mas a melodia me pegou desde a primeira vez que escutei.
02. Jeon Won Diary (T-ARA N4)
A mais polêmica das sub units. T-ARA N4 como o nome indica é derivado do T-ARA. Com atividade apenas em 2013 sua passagem pelo cenário musical foi marcado por uma grande polêmica. Eis por que, se não me engano, no clipe da canção-título Jeon Won Diary aparece a imagem da bandeira do sol nascente.
Lá pra Coréia do Sul isso é uma ofensa. Você sabe por que André? (Palavra do chefe: A bandeira do sol nascente, hoje bandeira representante da marinha do Japão, era um dos símbolos mais protuberantes da invasão e ocupação nipônica na península da Coréia, entre 1910 e 1945. Qualquer símbolo desse causa repulsa e polêmica e o caso deste sub da T-ARA não é o único dentro do K-pop. Entendido, Sr. Baldin?)
Nossa! Bem… bom… O chefe fala, a gente ouve e se espanta. Então, ficamos com Jeon Won Diary na 2ª posição.
https://www.youtube.com/watch?v=_cD0goV_Y-k
01. In The Night Sky (After School RED)
Em 2011 a Pledis colocou um novo projeto em prática para o After School. Com a formação de oito integrantes naquela época a gravadora dividiu o grupo em dois. Um o oposto do outro: After School BLUE, com uma balada bem melosa, e o After School RED, com um pop mais lento e cheio de atitude.
In The Night Sky foi a música de guerra do sub grupo, um pop mais lento e cheio de atitude. A música me pegou muito e marcou a faixa dos meus 17 anos. Confesso que essa música ainda está no meu Ipod, mesmo que eu não a ouça tanto como antes.
Por hoje é isso, fico por aqui. Até mais com algum assunto da hora!
Luke para A BOINA encerrando a transmissão. Tchau!