(Lucas “Luke” Baldin)
Hello, Videotapers! Tudo bem com vocês?
Hoje vou trazer mais um grupo do K-pop. Vindas da SM, uma das maiores gravadoras da Coréia do Sul que divide o posto com a YG e a JYP, vamos aplaudir o quarteto (que ja foi quinteto) poderoso, o F(x). Na minha opinião esse grupo criado para competir com o 2NE1, da YG. Assim como, na minha visão, a Cube lança em 2009 o 4Minute para entrar na briga. Enfim, apesar de que grupos e projetos não se criam em uma semana.
Voltando ao foco. O F(x) nasce em 2009 com cinco membros: Sulli (que saiu da formação em 2015), Victoria, Amber, Luna e Krystal. Com La Cha Ta (uma música que eu achei bem sem sal, mas ouvível) o grupo faz seu Debut Stage (termo para a apresentação de estréia). Porém ao longo dos anos a equipe da SM foi pegando o jeito e o F(x) se soltando e a atitude do grupo é de longe muito atrativa. Cada álbum melhor do que o outro.
Confesso que foi a partir de 2012 em diante, com as músicas de Eletric Shock, que comecei a por gosto no grupo.
Veja a performance de Beautiful Stranger retirada do primeiro show solo do grupo (outras apresentações foram dentro de shows da SMTown, apresentações de todos os artistas da SM), a turnê japonesa Dimension 4:
https://www.youtube.com/watch?v=ABo8T0Dm4YY
Além das músicas de Eletric Shock, os outros álbuns também são muito bons. O mais recente é de 2015, 4 Walls marca o primeiro trabalho sem Sulli, a líder do grupo que saiu para focar em outros projetos. Por falar nisso acredito que foi nesse ano que os barracos dentro da SM vieram a tona para os fãns.
Se não me engano no grupo masculino da gravadora – EXO – ouve uma saída. Além do Girl’s Generation ter passado pela polêmica saída de Jessica que também estava envolvida em outras coisas e acabou se desligando do grupo, assustando os seguidores do grupo que temeram um possível disband (desmanche) do Girl’s Generation.
O mais interessante é que li que nas três situações de desligamento dos artistas dos seus respectivos grupos a SM sempre alegava não saber o que estava acontecendo. Soando como desleixou ou até mesmo uma resposta pronta para gerenciar a crise. Pois isso deve ser um banho de água fria para a empresa, afinal imagina lá na Coreia do Sul onde o Kpop é levado a sério, uma das maiores empresas de entretenimento soltar uma dessas. Foi tenso.
Porém, o F(x) seguiu firme com um membro a menos e mandaram a ver, com um ótimo álbum e turnê (do 4 Walls), a química do grupo pareceu maior do que nunca. Bora ficar atento aos próximos passos do F(x) agora que o 2NE1 e o 4Minute saiu da jogada.
Fique com uma apresentação do grupo num festival do M Contdown em Los Angeles:
Bom, Videotapers, por hoje é isso. Até mais com mais algum tema da hora.
Luke para A BOINA encerrando a transmissão. Tchau!