(Lucas “Luke” Baldin)
Hello, Videotapers! Tudo na paz?
Bem, Antes de continuar vamos por os pratos na mesa. Não, não vamos jantar, é só uma little explicação do sumiço. Não sou a Xuxa (graças a Deus) mas estou repensando em um monte de coisas que eu fiz. Diferentemente da Senhora Xuxa Mimimi Meneghel, estou, sim, contente com o material que venho produzido. Mas o ponto da questão que até comentei com o Senhor Dono do Blog é: preciso de inspiração!
É acreditem: Texto para vídeo (do Canal Videotape) e da coluna aqui d’A BOINA não é que nem pipoca de microondas que é 3 minutos está pronta. Então pra quem sente falta do tio Luke por aqui aos finais de semana… Desculpem o bonitão aqui, ok? Estou realinhando tudo o que precisa e aos poucos vamos fazendo o que dá pra fazer.
Vamos ao que interessa agora. Segunda passada (12/12) foi níver da personalidade que deveria estar nos livros de história, que deveria ter seu próprio feriado nacional, que já caiu num tanque de água, rolou ao vivo e quase faleceu numa explosão de audiência (mentira, essa parte é uma piadoca só). De quem falo? Do dono do Baú, minha gente!!! Senor Abravanel, vulgo Silvio Santos.
Siiim! Ele completou 86 anos nessa semana que passou e eu quis fazer dele o assunto da pauta. Novamente como fiz já com a Hebe Camargo, não vou me prender a história da personalidade, mas sim no significado dele. Então, pega a pi_oca (é pedra ou rocha? rsrsrs), e saiba minha opinião sobre o nosso querido Patrão.
Acredito que praticamente 90% dos brasileiros sabem que Silvio já passou por muitos perrengues na vida. E sua emissora de televisão, primeiramente TVS (TV Studios, em alusão aos Estúdios Silvio Santos Cinema e Televisão, onde era rodado o Programa Silvio Santos nos anos 70) que logo mais se tornou o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, foi um grande passo na sua carreira.
Ele é um empresário de mão cheia e sempre provou que é gente como a gente. O canal do Youtube Diva Depressão até já falou disso, dê uma espiadinha aqui:
Mas afinal, o que esse grande nome da televisão e até mesmo do mundo empresarial representa para esse gorducho que vos escreve? O Sr. Abravanel nunca teve vergonha de pagar mico em rede nacional, desde os anos 60 ele se arriscava em brincadeiras, tomava patada (literalmente) dos animais que entravam no palco, tomava banho ao vivo sem querer e até hoje ele surpreende os telespectadores com uma caída de calça, um palavrão ou uma cantada bem indiscreta nas gost… belas moças (quase vulgares) que participam das brincadeiras do atual Programa Sílvio Santos.
Um dos motivos para o país amar esse grande homem não é apenas sua história (que eu não vou contar, o Google vai te ajudar melhor do que eu), mas sim por que mesmo quando ele saiu do mundo dos meros mortais também conhecido como classe C, ele não deixou de fazer parte das pessoas comuns, que ralam o mês todo para conseguir seu dindin pra sobreviver nesse país tão corrupto e desonesto chamado Brasil.
Vou falar principalmente de sua postura com o SBT. Ele manda mesmo. Diz como quer que seus apresentadores se vistam e se comportem, testa programas e se não funciona do jeito que quer tira do ar na caruda (quem nem com a reprise de Carrossel 2012 que no mesmo ano que terminou começou a ser reprisada, não deu audiência e saiu do ar com a justificativa que dentro de um ano voltaria).
O SBT já foi por um bom tempo concorrente da Globo, que saudade das clássicas brigas de audiência Fausto Silva versus Gugu Liberato. Por isso mesmo Sílvio me admira, ele já reconheceu em um discurso que a Globo sempre vai estar no topo e que bater ela é temporariamente, pois a Globo sempre vai ser a Globo, e que as outras emissoras sempre se iludem com isso.
Silvio sempre deu oportunidade para novos talentos e sabe quando tem uma estrela em seu cast de apresentadores quando vê uma. Prova disso é Maísa que desde pequena brilhou no SBT. Na minha opinião essa menina precisa de uma coisa chamada limites, mas o povo ama ver gente desbocada sem postura até mesmo com o dono da empresa em que trabalha, mas não é esse o foco.
O que aprendi com o Patrão é que quando te dizem não vá atrás de um sim, seja acessível, nunca esqueça suas raízes, teste sem medo de dar errado e se falhar? Ok, próxima tentativa. Por pior que esteja a situação lembre-se: Antes estava ruim, mentalize coisas boas e elas virão. Na vida do dono do Baú tudo parecia caminhar para algo que ele não queria, mas ele pegou o limão e fez uma bela limonada que hoje lhe rende um bom cascalho.
Bem, galera, me despeço por aqui. Semana que vem volto com o Especial de Natal. Um Double Special talvez? Veremos.
Um beijo, um queijo e até semana que vem! Luke para A BOINA encerrando a transmissão. Tchau!
André, bela lembrança do aniversário do Silvio Santos. Este merece o maior de todos da TV de todos os tempos.
Claro que podemos citar muitos e alguns dele você nem conheceu, Blota Jr. Jota Silvestree (esses dois espetaculares) , Flávio Cavalcanti, Chacrinha, Nóbrega pai do Carlos Alberto, e tantos outros. Mas Silvio Santos o cara do Baú é etrno é ainda fantástico. Comanda uma TV ele mesmo, pois é sucesso, mesmo abandonado pelo Gugu, Hebe Camargo, esses dois traíras e mercenários foram injustos com o Patrão Silvio. Mas com seu talento sabia que era bom eles saírem mesmo, pois o sucesso é garantido com ele mesmo. Nota 10 Para Silvio Santos, Jota Silvestre e Blota Jr. os outros dá ou deram para o gasto.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau