Antigamente: Alguns recortes publicitários de outros tempos

O Antigamente está retornando aos trabalhos, lenta e gradualmente, e hoje traz em especial alguns recortes publicitários extraídos dos anais do Jornal de Santa Catarina (no início de um trabalho de pesquisa junto aos jornais antigos) e de uma lista telefônica. Aprecie e salve os arquivos a vontade (Arquivo)

Sempre disse em trabalhos jornalísticos ou em conversas informais que o jornalismo, em seus vários produtos, é um registrador de fatos, costumes e nomes de outros tempos. Não é nenhuma mentira, afinal quem tem dúvida de um fato de uma determinada época também recorre aos arquivos do Jornal de Santa Catarina, por exemplo, dispostos para a comunidade no Arquivo Histórico.

A BOINA começou aos poucos, junto das pequisas referentes a TV Coligadas, a vasculhar pequenos tesouros impressos nas antigas rotativas off-set do Santa, registrando acontecimentos antigos e propagandas de antigas organizações lojistas e afins impressos nos antigos periódicos. Tem de tudo um pouco, de anúncios institucionais a ofertas de supermercados e lojas de departamentos e afins, recortados dos anos de 1971, 1973, 1975, 1976, 1979 e 1980.

Em anexo desta matéria também estarão recortes retirados de uma antiga lista telefônica encontrada aqui na sede de A BOINA, datada de 1981/82, da antiga Telesc, com alguns nomes hoje ainda conhecidos e outros até um tanto esquecidos de um passado já tão distante.

É apenas o começo de um trabalho de garimpo de registros em jornais que este jornalista está, aos poucos, começando a descobrir entre as páginas de jornais e outras publicações, além de marcar a volta do quadro Antigamente ao blog, prometendo aos amigos e amigas um pouco mais de periodicidade. Grato desde já ao Arquivo Histórico de Blumenau pela oportunidade de pesquisa, e outras mais virão.

Portanto, se acomode, vasculhe a vontade e uma boa viagem no tempo!

Jornal de Santa Catarina (1971, 1973, 1975, 1976, 1979 e 1980)


Lista Telefônica Telesc/Telebrás 1981/82


3 comentários em “Antigamente: Alguns recortes publicitários de outros tempos”

  1. Grande André!
    Belo resgate este seu. Uma boa pesquisa que enriquece seu trabalho dia-a-dia.
    Parabéns
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.

Deixe uma resposta