CZN Burak: A cozinha turca leva ao extremo (e ao sucesso nas redes)

Que a história da Turquia é rica e colorida, isso muita gente sabe bem. Longe das controversas questões socio-políticas, os detalhes que fazem do herdeiro do Império Otomano tão especial e curioso para o mundo são muitos, desde os passeios de balão na Capadócia a riqueza de elementos que representam este cruzamento direto da Ásia com a Europa.

Mas ultimamente, o que tem mesmo chamado atenção vindo de lá são as demonstrações de sua culinária, colorida, riquíssima em massas, vegetais e carnes e feita quase toda no extremo, com um toque de “brutalidade”. E o maior chamariz desta cozinha é um sorridente garoto que não para de assombrar a internet com seus feitos gastronômicos: CZN Burak.

Junto com o presidente turco Recep Erdogan. Burak virou celebridade das redes sociais graças aos seus pratos da gastronomia turca onde grande quantidade é a lei, e tudo sem esquecer do sorriso (Reprodução)

Burak Özdemir, ou simplesmente CZN Burak, é um dos chef-sensação das redes sociais dos últimos tempos que tem impressionado pela forma com que produz seus pratos. Para ele, não há refeição grande demais nem complexa demais que não seja feita sempre com um sorriso no rosto. E tem sido assim nas suas exibições pela internet, que tem lhe gerado uma fama internacional.

Dono do Hatay Medeniyetler Sofrasi Aksaray, um dos restaurantes mais prestigiados da capital turca – Istambul – Burak salta os olhos com suas demonstrações de pratos turcos, grande parte deles a base de carne e em grandes (eu disse GRANDES) quantidades. Pedaços enormes de carne bovina, aves, ovinos e o que vier mais no seu caminho estão entre os destaques dos seus videos. E não tem como se espantar com a quantidade e, ainda mais, achar curioso que, em toda a receita, lá está o sorriso tranquilo de quem sabe o que está fazendo.

Burak tem apenas 25 anos e seu restaurante já recebeu convidados ilustres e celebridades locais, como o próprio presidente turco Recep Erdogan. Entre suas exibições mais impressionantes o destaque ficou pra um em especial onde ele cozinha praticamente por inteiro uma peça de avestruz recheado. Em outras, ele chega a construir os fornos onde vai assar seus quitutes, sempre bem condimentados e tudo finalizado ou com muito queijo, ou com ervas e especiarias ou com o fiel pistache. E tudo isso, acredite, sorrindo e deslumbrando a todos, sobretudo quando a carne sai fácil do osso ou quando a virada de panela dá certo.

Pra você que ficou curioso, você pode conferir outras exibições de Burak em dois canais no YouTube: Na conta do próprio Burak e no canal Street Food Dream Food. E não vou duvidar se você também se assustar, se comida em quantidade impressiona, veja só que esse sorridente turco é capaz…

https://www.youtube.com/watch?v=3NVfMzordh0

Deixe uma resposta