Videotape n’A Boina nº59 – O mundo perturbador dos Acumuladores Compulsivos

Hoje a dica é sobre uma atração mais séria. Do canal A&E: Acumuladores Compulsivos, o programa que tenta ajudar pessoas que foram tomadas por sua compulsão a tentar achar a luz no fim do túnel. Ah, não me sinto na posição de soltar trocadinhos ou fazer piadas como sempre faço nos meus textos. Acredito que a esse programa não é conveniente. (Reprodução)

(Lucas “Luke” Baldin)

Hello, Videotapers! Tudo bem com vocês?

Mais um capítulo da saga Assistindo Realitys na TV Quando Não Tem Nada Mais Legal. Assisti alguns episódios de Acumuladores Compulsivos, programa que passa no canal fechado A&E, que por sinal investe legal na exibição de realtys de competição e coisas assim. Com quatro ou cinco episódios assistidos já consegui pegar a vibe da atração e segue uma formulinha básica por programa.

Nos Estados Unidos se não me engano, o programa foca em acompanhar uma equipe de limpeza especializada em casas e médicos que vão interver em lares de pessoas com a síndrome de acumular coisas compulsivamente num nível que está prejudicando a saúde, a família e beirando a denúncias que em certos casos podem tirar a guarda de filhos, tirar o morador dali para ir para outro lugar (nesses casos a pessoa nunca quer deixar a moradia, o que deixa tudo mais tenso). Sem contar na mobilidade, coisa que pela compulsão de acumular já não é mais possível andar decentemente pela casa.

Em todos os programas que eu assisti o participante não quer assumir que precisa de ajuda. É um roteiro praticamente mas que faz muito sentido. Aos poucos ele começa a ver o que toda essa doença de guardar e guardar está causando e vai se permitindo ajudar (Reprodução)

O ponto do programa, além de acompanhar, tenta entender os casos e ajudar na limpeza da casas também é ajudar a resolver o distúrbio. Não sou nenhum psicologo. Pelo o que assisto do programa esse comportamento de comprar coisas que você nem precisa, guardar objetos que não são necessários e coisas assim fazendo com que a casa vire um verdadeiro depósito de entulho vem de algum trauma ou coisa assim. É realmente sério. A atração não tem tom de brincadeira, em certos pontos da pra sentir aquele cheirinho de atração americana com um barraco ou reviravolta. Mesmo assim ainda é válido.

Os casos que eu acompanhei a maioria conseguiu se livrar de toda as coisas acumuladas na casa. Dá um certo aperto ver todo aquele sofrimento mas ao mesmo tempo bate uma revolta do tipo mas a pessoa não consegue tomar coragem e se desfazer de tudo?. Aí que está o ponto. Está é uma compreensão muito difícil. Pelo o que consegui entender se trata de uma válvula de escape. Quase que uma doença. Me corrijam se eu estiver errado.

Realmente não é um reality pra você assistir esperando se divertir com uma especie de desafio. É quase que um documentário mas tem aquelas pitadas de programas de TV. Um barraco aqui, uma reviravolta ali. Fica a dica, de qualquer maneira. (Reprodução)

Quer um exemplo do que falo? Olha ai:

Fica a dica. Pra quem tem TV por assinatura o programa passa no A&E, não sei o dia exatamente mas a maioria das vezes q eu boto no canal está passando. É um programa que leva sim a reflexão dos seus comportamentos também. Ah. e assista de mente aberta, por que se você for preso aos seus conceitos pré-estabelecidos tudo vai soar exagero. Bem, por hoje é isso. Semana que vem estou de volta.

Luke para A BOINA encerrando a transmissão. Tchau!

Deixe uma resposta