Videotape n’A BOINA nº63 – Lenda macabra do Chaves, verdade ou mito da internet?

A turma do cortiço mais querido do mundo e um lado negro. Uma entre tantas crepypastas envolvendo Chaves, um deles está em destaque neste sábado soturno no VTnaB (Reprodução)

(Lucas “Luke” Baldin)

Hello, videotapers! Tudo tranquilinho?

Mais uma semana e eu estou aqui de volta. André cuidou muito bem do espaço com uma pauta super madura antes do meu retorno com os Power RangersSqnPerdão chefinho, não resisti a alfinetada!

Brincadeiras a parte fico grato pelo trato super duper que o VTnaB recebeu, como sempre. A inspiração veio não só apenas pelos papos com André, mas por que aqui onde trabalho há um código pra quando colocam o café na recepção: Já chegou o disco voador! Clara referencia ao episódio onde o Seu Madruga se esconde pra não pagar o aluguel ao Senhor Barriga, avisando o Chaves para gritar a famigerada frase quando o Barriga e Pesado chega.

Recadinhos do coração emitidos. Vamos ao foco: O tema de hoje é o menino do oito. Chaves! Esse programa que já foi assunto aqui na coluna, também já foi pauta de conversa entre eu e André lá no meu primeiro ano de faculdade, em 2012. Aproximava-se o dia das bruxas e o hoje chefinho me mandou um link de uma lenda de internet. A lenda era bem perturbadora, admito, mas ao mesmo tempo intrigante. E é sobre ela que vou discutir com vocês.

Antes de continuar já aviso que vou contar o texto com minhas próprias palavras. Espero que isso não mude a forma como você assiste, pois no meu caso eu passei algumas semanas olhando o Chaves como um serviçal do diabo. Enfim, vou resumir a lenda e depois falo sobre ela. Vamos lá!

Chaves, Chiquinha e Quico no epísódio histórico em Acapulco. A série de eventos aconteceu após este episódio (Reprodução)

O mito gira em torno sobre um episódio deletado de Chaves. Que, supostamente, teria sido o motivo pela dissolução do elenco original após o final de temporada, encerrado supostamente com os episódios gravados em Acapulco. Dizem que para o retorno da nova temporada do humorístico do Chespirito, o próprio queria que o programa ganhasse um tom mais sombrio e adulto, o que implicaria numa mudança no horário na grade de programação da emissora onde a série era exibida.

Foi então encomendado um episódio piloto da nova proposta. Nele, bem resumidamente, Seu Madruga morre depois de um clássico tapa da Dona Florinda. Como ele era lutador quando mais jovem, o numero de surras na cabeça foi grande, Madruga foi enfraquecendo com o tempo e o tapa em questão, dado pela mamãe do quico, teria sido o estopim para o óbito do papi da Chiquinha por hemorragia cerebral.

Com as características diferentes na atuação que era as assinaturas cênicas dos personagens do programa de Bolaños, o roteiro seguia com Chiquinha, Quico e Chaves chorando muito e de maneira realista, sem os chiliques clássicos como conhecemos. Depois do ocorrido, a polícia também leva consigo Dona Florinda, para desespero do Tesouro, que também chora sem o chilique clássico.

Seu Madruga volta do submundo depois de ser morto, num episódio registrado numa fita misteriosa. Verdade ou não, assusta (Reprodução)

O capitulo em questão seria divido em duas partes e nessa primeira, a Bruxa do 71 seria realmente uma bruxa e teria feito um ritual macabro pra o grande amor dela, o madruguinha, voltar do mundo dos mortos. Por conta deste trabalho, Don Ramón volta a vila, com a sua entrada sendo descrita com elementos que demandariam grande produção de efeitos especiais (ao meu entender). Ele abraça chiquinha e até onde eu lembro o tenebroso causo termina. Esse episódio horrível teria sido o motivo da saída de Carlos Villagran (Quico). Ele realmente deixou o elenco, mas os motivos oficiais são outros.

Não existe a gravação do episódio vazado on-line, apenas montagens feitas por fãs. Nunca tive coragem de assistir. O texto macabro diz que o conteúdo filmado era realmente perturbador. Dizem que como a diretoria ficou horrorizada com o que viu, teriam eliminado as fitas contendo as imagens. Porém há boatos de que um VHS sobreviveu e um colecionador na Argentina obteve por um alto valor o material no fim da década de 90.

Nesta história toda, recheada de lances assustadores, o que exatamente faz sentido? A lenda afirma que alguns episódios como aquele em que os meninos da vila vão à casa da Bruxa do 71, o dos espíritos zombeteiros e até mesmo aquele em que todo mundo come inseto teriam uma versão mais sombria. Mas como a diretoria da Televisa tinha vetado a ideia de transformar El Chavo Del 8 numa ópera de terror, elementos dark foram colocados num tom de brincadeira.

Roberto Bolaños como Chaves, claro. Dizem as línguas que ele tinha apreço por histórias de terror, sendo que alguns elementos delas pararam nos episódios da atração. No entanto, teria ele capacidade para ter feito algo tão macabro e que exigisse tantos efeitos especiais? (Reprodução)

E o que NÃO faz sentido? Isto sentido desemboca num questionamento: lá na década de 70/80 no México, ainda por cima, teria Chespirito (que bancava cenografia e efeitos) condições de realizar efeitos que necessitavam de equipamentos avançados para serem feitos? O texto foi escrito em 2012 ou até mesmo antes. Suponho que para escrever aquilo a mente quem o escreveu havia absorvido bastante produtos audiovisuais que tiveram alto auxilio tecnológico. O texto mostra não ter sido escrito falando de pessoas que trabalharam em décadas passadas.

Se é verdade ou mentira realmente não dá pra se afirmar. Mas entendamos uma coisa: esses contos de episódios de séries e desenhos de televisão que tem algum episódio banido por ser muito macabro são as novas lendas urbanas; Chaves não é a primeira e nem única atração a ter relato de um episódio banido. Na lista estão Pokémon, Bob Esponja e Um Maluco no Pedaço.

Então, fiquem espertos. Não fiquem olhando torto o seriado alvo do mito macabro mas também não fechem totalmente a mente. No fim é apenas uma história e eu, como um bom jornalista, amo uma história. Ainda mais quando bem contada. Coisa que essas Creepypastas, como são chamadas, conseguem fazer bem eu sua grande parte.

Você ficou interessado? Clique para ler a história em detalhes sobre esta fita. Abaixo, uma das outras tantas teorias sombrias de Chaves, esta bem mais filosófica, digamos, extraída do Canal Nostalgia. É de se pensar e muito sobre o assunto e suas coincidências mórbidas:

Um abraço bem grande pra quem leu até aqui. Semana que vem estou de volta. Talvez devido a correria já aviso de antemão que posso ficar alguns finais de semanas sumido, mas prometo de mindinho que farei o possível pra sempre trazer alguma dica bacana, uma opinião, uma esculachada ou até mesmo uma discussão tipo essa de hoje.

Luke para A BOINA encerrando a transmissão. Tchau!

Deixe uma resposta