Videotape n’A BOINA nº65 – “Red Mist”, a lenda macabra do Bob Esponja

O que a turma mais alegre do fundo do mar tem de tão tenebroso? Um episódio supostamente banido, perturbador e que causa arrepios…. Calma, é só uma creepypasta daquelas com o universo de Bob Esponja (Reprodução)

(Lucas “Luke” Baldin)

Hola, muchachos. Todo bien?

Hoje, mais um VTnaB começando e eu o que quero fazer? Queimar meu contrato vitalicio que eu assinei pro André quando estava bebado. Mentira! Vou comentar mais uma lenda macabra. Dessa vez o alvo é a esponja amarela contente. O mascote daquela empresa de esponjas que anunciava nos intervalos do BBB na Globo mas que não posso mencionar por que isso aqui não é merchandising.

Tô falando do Bob Esponja! A esponja marinha que fez a infância de muita gente (e continua fazendo) ganhou no início da década de 2010 uma lenda bem bisonha. Eu soube disso em 2011 mas foi só em 2012 que fui ler o artigo. É bem bizarro. Tinha até um vídeo da cena medonha que o texto mencionava, mas na boa, não tenho coragem para ver e nem vou colocar aqui.

Novamente digo, assim como eu disse na Lenda Macabra do Chaves: se você tem pesadelo com qualquer coisa fora do tom ou apenas não quer ficar com a vista embaçada sobre o Calça Quadrada, por favor, não leia. Tem muitas outras coisas aqui para ler. E se você é curioso que nem eu e adora uma boa história… vamos lá!

O texto teria sido escrito, supostamente, por um estudante residente de um estúdio de animação do canal Nickelodeon. Esses residentes não são pagos, eles estão se formando e isso conta como experiência para aprender. É tipo esses estágios que não paga com dinheiro, mas sim com conhecimento. Bom por um lado, ruim por outro.

Que o Lula Molusco é um eterno rabugento, muita gente sabe. Mas, nesta lenda urbana, ele é a vitima, imerso numa sequencia de esquisitices a caminho do suicídio (Reprodução)

Enfim. Havia sido lançado Bob Esponja: O Filme e os desenhistas e roteiristas da série animada de TV estavam sem idéias. A premiere da nova temporada havia sido adiada pois não estavam conseguindo ter idéias pra novas histórias. Eis então que o estúdio recebe um aviso de que havia saído um episódio novo. Todos do departamento se reuniram para assistir a então o novo episódio.

Os episódios não chegavam com o título final. Geralmente vinha com piadas internas. Muitas eram mantidas, O gravação continha o nome O Suicídio de Lula Molusco (Red Mist). OK, mais uma piada interna, imaginou a equipe, mas o que ninguém esperava era que a fita continua imagens realmente perturbadoras.

A sala descrita pelo autor desconhecido tinha um sistema de som de alta qualidade. Todos se reuniram e a sessão começou. Tudo começa normal, o título aparece e tudo ocorre normal até os seguinte… Vou pular a enrolação e resumir tudo (a lenda completa está linkada no nome do episódio, no parágrafo acima. Só clicar, se tiver coragem). Lula Molsuco se apresentou no Siri Cascudo e todos vaiaram, inclusive Bob Esponja, que é amistoso e com uma atitude não condiz com ele.

O suposto slide de Red Mist. Os olhos de Lula Molusco e o ambiente soturno apavoram, não da pra mentir (Reprodução)

Na verdade, durante todo episódio a Esponja tem atitudes fora das características dele. A animação, principalmente dos olhos, continham detalhes realistas que não faziam parte do que era usado, fora efeitos sonoros cabulosos. Lula ficou muito deprimido e, sem enxergar uma saída, se matou.

(Abaixo, uma reconstituição tenebrosa feita do dito episódio. Quem tiver coragem, aperte o play…)

Agora um detalhe assombroso: em alguns frames, questão de segundos onde apareciam imagens não identificadas. Quando pausados para compreensão, continham coisas bem assustadoras. Como vou falar isso de um jeito menos pesado? Bem… continha… fotos de crianças mortas e com seus órgãos internos para fora. As fotos davam a entender que quem a fotografou foi o próprio responsável pela atitude grotesca.

Todos ficaram horrorizados. Após assistir ao tal episódio, a diretoria da Nick abriu investigação para saber o responsável pelo feito, pois era nítido que aquilo não tinha vindo dos estúdios de animação Nickelodeon. O responsável não foi identificado tão pouco encontrado, segundo o relato.

Bem, é apenas história. Se é verdade ou mentira ninguém sabe. Mas pelo rumo da história tem bastante cara de invenção sem pé nem cabeça.

Por que não faz sentido?

Ok, nasce um episódio controverso nos próprios estúdios, e n ninguém da Nickelodeon segura? Meio impossível, não é? (Reprodução)

Esse departamento não tem supervisão? Como é produzido um material desse cunho tão perturbador sem ninguém impedir ou frear a exibição? E quem dublou? Na produção de animações originais primeiro é gravado as falas dos personagens para a animação ser realizada após. Inclusive os movimentos labiais depende das falas previamente finalizados. Isso não faz muito sentido. Qualquer um pode animar.

Eu não cheguei a ver a cena do Lula Molusco se matando, mas provavelmente não tem voz, o que indica que qualquer um pegou e fez. Um estúdio do tamanho da Nickelodeon não iria permitir uma brincadeira de muito mau gosto. Realmente tem muita cara de Lenda Urbana sem fundamento concreto.

Não consigo encontrar motivos ou fundamentos pra entender por que isso faria sentido. Não tem lógica. Se você me perguntar mas no Chaves você encontrou um motivo eu encontrei por que realmente poderia ter sido criado uma nova proposta para a atração mexicana e até mesmo ter sido gravado um piloto. Aqui, nessa situação apenas cabe uma única razão razão.

Se é verdade ou não, tipica interpretação que as creepypastas deixam para nós, não tem como mentir que foi uma lenda bem criada (Reprodução)

Depois dessa sessão Contos de Terror do Tio Luke, eu vou indo. Por favor, não tenham pesadelos a noite e entendam: creepypastas são as lendas urbanas da internet. Assim como sempre ouvimos histórias de que toda a cultura pop é pactuada com o Capiroto, vamos acabar lendo contos medonhos sobre os produtos audiovisuais que gostamos

Eu já contei anteriormente que eu amo ouvir e contar uma boa história. Pretendo trazer mais disso aqui. Então se prepare por que Lendas Macabras vai voltar logo. Beleza na represa?

Um abração pra quem leu até o fim. Luke para A BOINA encerrando a transmissão. Tchau!

Deixe uma resposta