Desde a volta de A BOINA que venho querendo contar sobre histórias inspiradoras, daquelas que andamos precisando nestes tempos nebulosos para driblar o materialismo e ódio diário. E nestas voltas que damos pelo mundo virtual, muitas destas param diante de nossos olhos, de qualquer parte do mundo.
E a que trago hoje é bem destas que nos fazem “perder um bom tempo” e até descolar uma fome com gosto de esperança em um mundo de mais atitudes positívas. Ela vem da Índia e tem todos os ingredientes de um canal gastronômico, mas voltado ao bem: o Grandpa Kitchen, canal do YouTube que mostra boa comida e boas ações, guarnecido pelo simpático sorriso de um avô e a espera ansiosa de crianças órfãs pelas iguarias feitas por ele.
Não se sabe ao certo, mas seu nome é Narayana Reddy, e o canal é administrado pelo filho, Shrikant Reddy. Desde o ano passado, sempre duas vezes por semana, Narayana se bota a cozinhar os mais triviais pratos, porém sempre em grandiosas porções feitas para atender aos órfãos e crianças pobres da região onde mora. E vem de tudo, desde pratos típicos da Índia e asiáticos a comidas triviais, como pizza, hambúrguer e batatas fritas.
E é justamente os mais triviais que estão entre os mais vistos do canal: avaliando o canal no YouTube, o video sobre batatas fritas, publicado ano passado, é o mais visualizado, com 32 mil visualizações. Mas o que encanta não é apenas a habilidade de Narayana cozinhando ou sua alegria ao receber quem vê seus vídeos, mas sim as imagens inspiradoras das crianças que esperam ansiosas e com sorrisos brilhantes a comida, muitas vezes a única refeição do dia para elas.
Quem ficou curioso, o canal do Grandpa Kitchen no YouTube já tem mais de 5 milhões de visualizações, além de uma página no Facebook com mais de 470 mil seguidores. Se falta uma gota de esperança no seu dia e você vê a comida com olhos muito além do “prato bonitinho” ou “gourmet”, vale dar uma visita e se inspirar com o vovô, suas crianças e sua comida.
Abaixo, uma palhinha, batatas fritas. Trivial e simples, mas especial para as crianças e para quem adora misturar esperança na gastronomia.
Descanse em paz vovô “Grandpa”