Mas…o Zeca falou alguma mentira?

E o Brasil imerso na comoção exagerada, bombardeia o "consciente" Zeca Camargo (TV Globo)
E o Brasil imerso na comoção exagerada, bombardeia o “consciente” Zeca Camargo (TV Globo)

Vai entender como o Brasil é hoje em dia. Passou-se quase uma semana desde a morte do Cristiano Araújo (cujo ainda estou tentando saber quem é ele) e, por incrível que pareça, o acidente e morte do sertanejo ainda é página de destaque em tudo quanto que é noticiário, programa matutino/vespertino e outras atrações afins. Agora, por esta semana, é mais destaque nas emissoras que carecem mais e mais de audiência (leia-se Record e RedeTV!).

Mas nesta segunda-feira, por sinal, eis que um jornalista resolveu bater o pé, e com razão, sobre este assunto. O tranquilo Zeca Camargo, ex-Fantástico boy, resolveu se arriscar a falar e contestar toda a estranha (para não se dizer ridícula) comoção nacional exagerada em torno da morte do cantor, nas palavras dele, tão famoso e tão desconhecido. E endossou mais, comentando também sobre toda a modinha que se cerca o tal sertanejo universitário, um estilo que é cheio de boas intenções, vazio de arte e musicalidade e repleto de futilidades (salvas as exceções, que são poucas).

Posso ter destorcido algo, mas deem uma espiadinha no que ele falou (clique)

Quem comprou a comoção, partiu para a guerra contra o jornalista naquela típica revoltinha adolescente. Mas, ai pergunto a qualquer um que possa querer saber: Afinal, Zeca falou alguma mentira? E endosso mais, a cobertura da imprensa, somada a toda a comoção exagerada foi sim totalmente ridícula. Para muitos desavisados, a morte do cantor surgiu do nada, especialmente aqui no sul, onde alguns mais cultos ainda lamentavam (muito mais contida e respeitosamente) a partida do grande Nico Fagundes, sábio maior da música e cultura gaúcha. A primeira pergunta dos desinformados era simples: Quem é Cristiano Araújo?

Ah...esse era Cristiano Araújo? Morte repentina é triste, claro, mas não com uma comoção deste tamanho (Cléber Carvalho)
Ah…esse era Cristiano Araújo? Morte repentina é triste, claro, mas não com uma comoção deste tamanho (Cléber Carvalho)

Exagero foi sim, e dos grandes. Especialmente o fato da imprensa descartar nos tantos textos a hipótese do cantor e da namorada estarem sem o cinto de segurança no acidente, o que é quase óbvio pela forma com que os corpos foram encontrados longe do carro. Está certo, era uma vida, é uma fatalidade, era um talento em ascensão, mas o exagerar da cobertura da imprensa e toda a comoção criada em torno é sim ridícula, sem noção alguma e totalmente desprovida de senso crítico. Como lembrou-me uma velha amiga de imprensa, tomara que se fale assim também dos tantos acidentes graves de trânsito no Brasil.

Sim, Zeca não mentiu em nada, e continuo endossando. Cristiano Araújo seria simplesmente outra modinha como das tantas que surgem neste país e são tachadas de novos talentos. Comparar a comoção da morte dele com, por exemplo, a dos Mamonas Assassinas, seria uma enorme covardia. Os Mamonas apresentavam sim algo novo, uma nova roupagem ao Rock nacional, que estava em vias de queda na ciranda dos cantores e bandas de uma nota só. Eis que lhes apareceu a Serra da Cantareira e toda a contra-revolução terminou em segundos, sendo substituída por bundas e futilidades.

Mamonas vinham com algo extremamente novo ao velho Rock nacional...morte teve a comoção devida pela proporção do sucesso...mas sem comparações (Reprodução)
Mamonas vinham com algo novo ao velho Rock nacional…morte teve a comoção devida pela proporção do sucesso…mas sem comparações (Reprodução)

É modinha sim, revoltado fã amigo. Conta-se nos dedos os tantos cantores sertanejos universitários ou duplas que apareceram e agora estão numa espécie de ostracismo midiático, onde eventualmente são ressuscitados para uma qualquer coisa. O Brasil precisa, não apenas de novos heróis, mas de verdadeiros exemplos de talento musical (condizente com nosso passado, no Rock, Samba, MPB e, claro, o verdadeiro Sertanejo), artístico e, ainda mais, esportivo, já que nem a seleção brasileira (leia-se bando de mimados estrelados) salva-se desta estatística.

Os sertanejos condoídos que continuem com as asneiras típicas. E que Zeca não perca esta perspicácia, tão rara nos jornalistas deste Brasil…

…e, a propósito, quem era Cristiano Araújo?

3 comentários em “Mas…o Zeca falou alguma mentira?”

  1. Então eu conhecia o Cristiano como cantor, gostava de suas musicas ,achava ele bonito,mas senti muito a morte dele como a de qualquer pessoa querida,Qnto ao exagero da mídia eu e várias pessoas no dia comentamos a mesma coisa: nossa a Globo tá o dia todo dando cobertura? Estranho ele era famoso,mas é o Zé rico não merecia ter uma cobertura integral já que era muito mais importante na música sertaneja ,raiz chamada assim..sei lá respeito todo mundo mas eu achei um pouco exagero da mídia e influenciaram as pessoas a aumentarem a comoção pela morte do Cristiano….minha humilde e inocente opinião….

  2. Na minha opinião toda perda é dolorida para os familiares, independente de ser famoso ou não,se cada ser humano, respeitasse uns aos outros não estava essa polêmica,disque-me-disque sem tamanho a morte de fulano tem que ser mais comentada que a de ciclano parem todos nós somos seres humanos e todos demos defeitos e qualidades,erramos e acertamos.Se todas as pessoas gostassem da mesma coisa ou tivesse a mesma opinião não existiria tristezas,magoas,ressentimento,o mundo seria perfeito,mas não é assim então vamos fazer nossa parte e deixar os que partiram com o descanso eterno,pois eles também tem que terem e tempo deles para saber o que aconteceu,ou vocês acham que eles queriam partir reflitam.

Deixe uma resposta