YouTube #10: Os canais favoritos de A BOINA no YouTube

Mais de 10 anos no ar e com números impressionantes de acessos e uploads. Eis o YouTube dissecado por A BOINA, num review dos canais mais interessantes escolhidos pelo blog (Reprodução)

Que a grande rede mundial de vídeos é uma diversão garantida, isso todo mundo bem sabe. Nascido em fevereiro de 2005, fruto da mente fértil de três ex-funcionários do PayPalChad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim – o YouTube é um dos maiores distrativos da internet, e sem nenhuma mentira. Quem abre o computador quase sempre acaba dando uma parada, depois da olhada nas redes sociais, em algum vídeo do portal, em qualquer conteúdo que lhe apeteça.

Segundo dados da própria empresa, hoje de propriedade do Google, são mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, número que corresponde a quase um terço da internet mundial. Está presente em 88 países, disponível em 76 idiomas e, por dia, tem mais de 2,5 bilhões de telespectadores que assistem vídeos em uma média de seis bilhões de horas assistidas por dia, numero para fazer sonhar qualquer emissora de televisão. E ainda, se você quisesse ver todos os videos do YouTube, não levaria menos que… 8,5 milhões de anos para isso, algo que nunca pararia, por quase todos os dias, milhares de novos vídeos são postados.

Os criadores da brincadeira: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. Hoje, o site é propriedade do Google e é oportunidade de negócio para muita gente no mundo inteiro na divulgação de conteúdo (Reprodução)

Mas longe de ser apenes uma gigantesca rede de entretenimento, o YouTube também é uma ferramenta de negócios mais do que lucrativa, e muitos dos seus usuários sabem bem disso. Entre os quase 500 mil canais ativos, o YouTube possui verdadeiros empreendedores, que fazem de seus vídeos poderosas ferramentas de instrução e entretenimento, arrebatando visualizações e promovendo também produtos relacionados aos seus canais, gerando divisas e conquistando ainda mais fãs. Se falarmos só do case brasileiro, vamos bem longe.

Mas o objetivo aqui não é demonstrar estatísticas do YouTube (quem quiser mais números, tem aqui!), nem comentar sobre fake news dentro do site ou falar dos canais mais popzinhos no país. Nada disso! A BOINA descobriu o YouTube por meados de 2006, apenas um ano depois do site ser colocado no ar: Inocentemente, foi um daqueles vídeos tribute feitos com cenas de Sakura Card Captors mesclado com a música Breakway de Kelly Clarkson. E de lá para cá tantas foram as descobertas, conteúdos pesquisados, risos, espantos e outras coisas mais proporcionadas pelo site e seus inúmeros conteúdos.

(E, acredite… o vídeo está no ar até hoje! Olha ai embaixo…)

E neste meio-tempo, entre tantos e tantos conteúdos vistos, deu tempo de listar 13 canais que frequentemente são visitados, ricos em conteúdo nos seus segmentos. E esta lista que trago a vocês para, quem sabe, enriquecer pesquisas ou, simplesmente, entreter. Não espere nessa lista youtubers famosinhos ou coisas mais banais. Se está aqui, é porque tem algum propósito ou porque fazem bem mesmo, seja para umas risadas por para descobertas incríveis.

Confira a lista e veja se algum deles bate com algum dos seus favoritos. Se não, aqui estão boas alternativas para ver no YouTube que vão além do comum:

– Getro

Publicitário, blogueiro, youtuber e cinéfilo de carteirinha. Poderia incluir ainda neste currículo a expressão merecida de “crítico de cinema especial”. Um dos canais mais acessados do YouTube no Brasil no quesito cinema, Getro Guimaraes é um bom baiano que empresta a cada vídeo produzido um pouco de seu conhecimento vastíssimo, bem com uma pitada da alegria e descontração marcantes da boa terra em cada história ou análise.

O Canal do Getro é uma extensão do excelente Portal Getro, mantido por ele desde 2009 e seu forte no YouTube – embora não seja especialista só neles – são os gêneros de horror e trash. São vários os quadros mantidos dentro do próprio canal, cada um satisfazendo ainda mais o doente por cinema nestas vertentes. É assistir e ficar encantado com a qualidade das críticas, das listas, da produção e, claro, com a simpatia enraizada do bom baiano e seus filmes maravilhosos.

Um exemplo? Veja o rigor de Getro na lista dos filmes promissores de horror para este ano. Qualidade na crítica e bom humor, simples:


– Canal Nostalgia

Ele já foi destaque aqui em A BOINA na crítica do G&M sobre o vídeo de Ayrton Senna, por sinal muito bem feito. Mas Felipe Castanhari, eleito em 2016 um dos 30 jovens mais promissores do país segundo a Forbes Brasil, é muito mais do que este trabalho ainda recente. O Canal Nostalgia é a melhor forma que há no YouTube de lembrarmos como estamos ficando… velhos! Isso mesmo, as melhores recordações da infância de Felipe, que casam com o período de infância de muita gente (inclusive eu), estão por lá, em todos os segmentos.

Criado de forma amadora em 2011, o canal cresceu e é um dos mais populares do país. Seus números a cada vídeo são grandiosos, com quase um milhão de views por vídeo. São 12 pessoas que trabalham em torno do canal que já correu o risco de ser fechado por conta das disputas (cegas) de direitos autorais de Warner e Fox. Longe da degola, as aparições de Castanhari navegam nas lembranças da música, animações, filmes, seriados, produtos e o que mais dá na telha.

Pode parecer estranho que nesta lista esteja um popzinho dos canais brasileiros no YT, mas Castanhari merece estar aqui na lista. Muito além do entretenimento, seu conteúdo em cada vídeo é um verdadeiro documento de história, com pesquisas refinadas misturadas com uma forma lúdica de contar os fatos. Simples, direta e muito descontraída.

E o exemplo não poderia ser outro, o Nostalgia especial sobre Ayrton Senna:


– oCrisPereira

Humor com os gaúchos, só quem sabe fazer são… os gaúchos! Que o diga Cris Pereira, uma das grandes revelações do humor do sul do mundo, juntando-se a tauras como Guri de Uruguaiana e Paulinho Mixaria, alguns dos melhores também no YouTube. Seus shows de stand-up, onde estão Gaudêncio e seus outros personagens, são sempre sucesso de público e de risadas, não é a toa que o canal também o seria.

No YouTube desde 2015, Cris Pereira deita e rola com seu carro-chefe, aquele que ensina qualquer desorientado como ser 100% bagual em qualquer situação da vida. Gaudêncio é um gaúcho invocado que reflete sobre a vida em suas peculiaridades sempre com uma pitada de gauchismo e bagualice, como ele mesmo poderia dizer. A cada vídeo, uma paulada cômica diferente, e é impossível não rir dos trejeitos brutos do gaudério cujo bigode é feito pelos pelos do próprio nariz.

E o próprio Gaudêncio deu a nota do verdadeiro gaúcho no especial do Dia do Gaúcho do ano passado. Veja:


– FreakTV

Quem diria, um canal assustador na lista. Eis Milho Wonka e uma verdadeira biblioteca do medo que foi descoberta por A BOINA recentemente entre procuras pelos casos criminais mais intrigantes e brutais da história. Leandro Pereira, responsável por dar vida ao personagem, administra também o ChocolaTV, com um show de bizarrices cômicas contadas da forma mais descontraída possível.

No entanto, Milho Wonka ativa seu lado dark no FreakTV, onde apresenta toda a semana casos de serial killers, mistérios sobrenaturais e novas publicações literárias de terror, sempre assessorado de Lana Burns, sua amada esposa e guia do visitante nos vídeos sobre os livros. O lado dark de Wonka é o de interesse da lista, não pelo clima soturno das postagens, mas pelo conteúdo sobre os mais famosos crimes, serial killers e mistérios sobrenaturais de todos os tempos, contados com riqueza de detalhes e sem enrolações, aliando a tudo isso a voz séria que dá o clima a produção.

Uma biblioteca interessante, que navega entre os séculos e em vários casos ao redor do mundo e no Brasil, contados de uma forma simples, com detalhes ricos até mesmo do modus operandi dos serial killers. Soa cruel? Mas um arquivo criminal também é história, e para que os erros passados não se repitam, sempre é bom recorda-los.

Veja um bom exemplo de uma das série do canal: a Mentes Diabólicas. Aqui, destacando a história pavorosa do casal Fred e Rose West:


– AssombradO.com.br

Na mesma linha de Milho Wonka e seu FreakTV, Matheus e Ana são especialistas quando o assunto é assustar e recontar mistérios sobrenaturais das mais variadas naturezas. O canal e blog AssombradO.com.br nasceu da mente criativa de Mateus Fornazari em 2013, reunindo algumas das lendas, mistérios, histórias cabulosas e fenômenos paranormais de todas as partes do Brasil e do mundo, contando sempre com a assessoria da querida esposa, Ana Paula Lazarini Fornazari, expert quando o assunto é contar histórias pavorosas dignas de causar insônia em alguns incautos.

É também um dos canais mais celebrados do YouTube brasileiro, com quase 2 milhões de inscritos. Peca um pouco pela duração dos vídeos, onde alguns chegam a 1h30 de duração, o que cansa um pouquinho. No entanto, não se pode mentir que o casal capricha no material, com vídeos anexados, fotos e riqueza em detalhes. A ideia é não deixar dormir a noite, e eles conseguem muito bem.

Não podeira ser justo apenas com um deles. De cada um dou um exemplo: Mateus nos apresenta o mistério espanhol dos Rostos de Bélmez, enquanto recordo o caso narrado por Ana de Edward Mordrake, o homem de duas faces:


– Gennaro Contaldo

Cozinha italiana tem que ter comida boa, uma pitada de criatividade e, claro, alguém bonachão para se encantar com cada movimento dos ingredientes na panela e no prato. Entre tantos chefes de cozinha que usam o YouTube para ensinar as artimanhas da culinária, Gennaro Contaldo talvez seja o mais boa-praça deles. Do alto dos seus 69 anos, o italiano de Campania e mentor de Jaimie Oliver divide a cada mês alguns dos pratos que serve nas filiais da Jaimie’s Italian ou que aprendeu nos tempos de criança ou de jovem chef.

Cada vídeo é uma surpresa, não pela mistura de sabores em si mas sobretudo pela alegria que Gennaro coloca em cada receita. Seja uma situação cômica ou mesmo as próprias expressões do próprio chef, extasiado com seus feitos. Ele mesmo não se acredita no que apronta em cima de um prato, não deixando de repetir sempre why I’m cooking so good!?, ou , numa tradução livre, por que eu cozinho tão bem!?

Vale a pena conferir receitas como a da tradicionalíssima Porchetta italiana, É um show a parte:


– Relíquias do Rádio

Não é raro que o YouTube é procurado por quem goste, simplesmente, de curtir um arquivo de áudio. Mesmo com as restrições de direitos autorais, tem que se arrisque e disponibilize a todos verdadeiras pérolas em áudio, de músicas a trechos de programação de rádio. E a memória radiofônica brasileira agradece iniciativas como o do Relíquias do Rádio, que concentra uma ainda pequena – porém significativa – parte do relicário da radiodifusão tupiniquim.

Pela contagem da primeira postagem, o canal existe desde outubro de 2017 e tem reunido trechos de programas e de programação de várias emissoras brasileiras, como Tupi, Difusora, Excelsior, Globo, Jovem Pan, Record e outras. Grande parte destes arquivos vem do acervo de Onofre Favotto, que guarda verdadeiras relíquias antes publicadas no antigo Museu Virtual do Rádio, mantido por Hugo Kochenborger da Rosa e cujos áudios foram perdidos há algum tempo. Locutores como Eli Correa, Osmar SantosDárcio Arruda e até os tempos de Faustão, Silvio Santos e Flávio Cavalcanti no rádio podem ser conferidos.

O acervo ainda está sendo construído, mas logo deverá estar forrado de preciosidades. É aguardar com paciência e, enquanto isso, desfrutar de pérolas como esta: Silvio Santos num momento de debate com convidados no seu antigo programa na Rádio Record, em 1981:


– Alessandro Neri

Quem gosta de automobilismo – e que vai muito além da F1 – praticamente se perde no canal dos Irmãos Neri. Talvez o acervo mais completo do YouTube brasileiro no que diz respeito não apenas a uma categoria, mas a VARIAS! É notável que existam canais na rede que publicam as grandes corridas do passado na F1 e na Indy, por exemplo, mas os Neri vão mais longe, muito mais longe.

Além de trechos destas, está no canal de Alessandro e Leandro alguns dos momentos mais marcantes de categorias como a motovelocidade, Indy Lights, ITC/DTM e as nacionais como a F3, Stock Car, F-Ford, F-Chevrolet, Brasileiro de Rally e por ai afora. Não é a toa que, vez em quando, o acervo dos irmãos Neri ilustra publicações na internet de jornalistas como Flavio Gomes e até as nossas no quadro G&M, quando recordamos algum momento em especial.

Entre os arquivos, destaco as narrações épicas do super Edgard Mello Filho no DTM/ITC, em meados dos anos 90. Edgard, entendedor nato de velocidade, não fica no padrão e escracha a narrativa, misturando dados técnicos a um muito bom humor:

https://www.youtube.com/watch?v=NK8jAflrIkM


– Marcelo Tomaz

O projeto Extações, parte do site Estações Brasileiras, já foi destaque também em A BOINA há algum tempo atrás, e não teria de ser diferente. O canal já existe desde 2011, fruto do projeto do multimídia das artes gráficas Marcelo Tomaz, que conta com uma equipe de valentes para desbravar as estações ferroviárias do país localizadas nos lugares mais improváveis. O objetivo do projeto é catalogar as mais de 5 mil existes no país, entre estruturas em funcionamento, abandonadas ou demolidas.

No entanto, as visitas as estações não são, simplesmente, uma visita. Marcelo as conta com requintes poéticos, convidando a quem confere o vídeo a sentir as mesmas coisas que ele mesmo sente em cada expedição, num ritual quase tão idílico quanto de resgate histórico. No entanto, já se vão oito meses sem novos vídeos, o que causa dúvidas: ou o projeto está parado ou novas expedições estão sendo feitas.

É aguardar para ver, e se deliciar com as últimas viagens de Marcelo e sua equipe:

– beetlejuice150

Tem quem o ame ou o odeie. Mas para quem o tem como estimação ou eterna nostalgia, o Fusca mora no coração e causa sensações especiais, seja andando em um, vendo um a distância ou, simplesmente, recordando seus comerciais, com aquela pitada especial de humor e inteligência. E são os comerciais marcantes do Fusca ao redor do mundo (inclusive alguns brasileiros) que você encontra nesta conta, mantida desde 2006 pelo holandês Paul Van Tiggelen, um amante confesso do besouro e seus derivados.

No acervo, Van Tiggelen mantém mais de 200 comerciais do Fusca rodados nos EUA, Alemanha, México, França, Inglaterra, Suécia, Holanda e diversos comerciais rodados no Brasil. Até comercial do Fusca na Tailândia pode ser visto por lá. Para qualquer amante do besouro, é um acervo que não pode deixar de ser consultado, visto e revisto.

Falando em comercial do Fusca na Tailândia, então… vejamos essa pérola do canal:

– MofoTV

Falando tanto em recordações (talvez o que mais roda nesta lista), uma delas é algo que mexe com muito brasileiro: recordar atrações antigas da TV. Com uma história vastíssima desde 1950 mas com um acervo muito mal conservado no seu geral, a televisão no Brasil encontrou no YouTube um lugar para guardar grande parte de sua história, e canais como a MofoTV são o ponto de encontro desta memória pouco disponível pelas emissoras, mas ao alcança de qualquer um na rede.

O canal está no ar desde junho de 2009 e já passou várias vezes pela foice do YouTube por conta de problemas com direitos autorais. , Tamanho é seu acervo que chegou a ser dividido em três canais, reunindo momentos clássicos e verdadeiras relíquias das emissoras brasileiras. Programas, reportagens, fatos curiosos, comerciais e tudo que der na telha sobre a história de nossa televisão.

E nunca se sabe quando o canal sairá do ar outra vez. É bom aproveitar e se você quer começar sua pesquisa sobre a história da TV. A MofoTV ainda é o principal ponto de partida.

Como exemplo, duas partes de um antigo show de Silvio Santos, ainda nos tempos da TVS/TV Tupi, o Arrisca Tudo, em 1977:

– Propagandas Históricas, Doni Amaro e Daniel Messias

Eis um empate na lista, e mais do que justo, afinal a propaganda brasileira respira história e, sem exagero, glória. Cannes e outras premiações já reverenciam nossos publicitários há algum tempo pela sua criatividade e jogadas cômicas na hora de divulgar um produto ou serviço. Mas não apenas isso, a propaganda é capaz de despertar lembranças a quem as vê, fora que constituem um documento importante sobre o modo de vida do brasileiro no passado, independente do regime político.

Neste quesito são vários os canais que disponibilizam comerciais antigos nacionais, mas A BOINA destaca três em especial: o Propagandas Históricas recentemente completou cinco anos de existência e é o canal de extensão do site homônimo mantido pelo publicitário Dalmir Reis Jr. Começou como um site simples de acervo de propagandas, mas com o tempo ganhou grife e hoje o acervo é vasto, navegando por todas as décadas e todas as formas de publicidade, seja TV, rádio ou impresso.

O segundo é ainda mais precioso. Ex-funcionário da lendária DPZ Propaganda, o publicitário Doni Amaro reuniu em um canal apenas grande parte dos materiais que produziu e editou nos seus tempos de funcionário, verdadeiras pérolas publicitárias de todas as décadas que vão desde animações a vídeos. Sua conta existe desde 2012 e já conta com mais de um milhão de visualizações de seus vídeos, que ainda contam com uma qualidade excepcional de imagem e som se considerarmos a idade dos filmes. Destaques aqui para comerciais de marcas consagradas, como Sadia e Varig.

E pra completar essa tripleta, o rico canal de Daniel Messias, animador profissional para publicidade que emprestou seus conhecimentos e sua técnica por anos a serviço da propaganda e até da filial brasileira do Cartoon Network por várias vezes. No seu canal, estão vários trabalhos para publicidade onde a animação é o destaque. E muito além de simplesmente recontar a história, o próprio Messias conta um pouco sobre cada trabalho, destacando também a evolução técnica de seus trabalhos.

– Alexandre Bizzolatto

Ah! E falando em animações, quem não gosta de um bom desenho animado das antigas? Não existe faixa etária para curtir essas animações dos outros tempos, que não tinham compromisso com o educacional que tanto se prega hoje. Assistir a uma animação destes tempos é voltar brevemente a infância, quando tudo era mais inocente, tranquilo e sem todas aquelas responsabilidades da vida, especialmente quando tudo que era de ruim passava num piscar de olhos ao se ligar a TV e rir um pouco com as bobagens animadas que lá passavam.

Pica-pau, Popeye, Snoopy, Pantera Cor-De-Rosa e por ai vai, é difícil citar todos, mas o mais difícil era assisti-los com a dublagem em português. Sempre que apareciam, a qualidade era ruim ou sumiam por conta dos direitos autorais. Pelo menos, com Alexandre Bizzolatto não tem sido assim. Toda a semana desde 2011 aparecem novos desenhos, seja dos citados acima ou outros personagens nostálgicos, e o que é melhor: com qualidade de som e imagem e dublados.

Quem tem essa dose de nostalgia, vale a pena dar uma volta por lá e viajar no tempo com algumas risadas:

Deixe uma resposta