Videotape n’A Boina nº32 – O Troféu Imprensa ainda é relevante na TV Brasileira?

Descubra qual é minha opinião sobre um dos prêmios que já teve sua era de ouro: o Troféu Imprensa, atualmente do SBT (Reprodução)
Descubra qual é minha opinião sobre um dos prêmios que já teve sua era de ouro: o Troféu Imprensa, atualmente do SBT (Reprodução)

(Lucas “Luke” Baldin)

Hello, Videotapers! Como estão vocês?

Bem galera, hoje vou comentar sobre o Troféu Imprensa, premiação que contempla os melhores profissionais da televisão e da música brasileira. Atualmente ele é produzido e transmitido pelo SBT, no comando de Silvio Santos, como há um bom tempo já acontece. Não vou me ater em contar a história da premiação e nem citar cada categoria e vencedor dessa edição (que valeu para o ano de 2015). Antes de continuar dê uma lida no texto que o André, meu querido patrão, fez falando sobre a edição desse ano que aconteceu domingo passado (22/05).

Nessa panorâmica de hoje não vou me prender a uma edição do Troféu Imprensa ou como eu disse antes ao histórico do programa, mas vou citar alguns pontos desse ano que me fazem questionar: o Troféu Imprensa ainda é relevante como premiação da TV Brasileira? Grandes nomes do jornalismo estão na banca do Juri que votam nos vencedores e rola a interação do público na escolha dos ganhadores do Troféu Internet. Mas mesmo tendo uma votação no palco e tals, uns dos pontos que você lerá a seguir tem a ver sobre a influência da produção como gerenciamento de crise de alguns artistas.

O Patrão entregando os prêmios musicais para Paula Fernandes, que pareceu largar sua antipatia pela humanidade. Silvio Santos é conhecido por dar alguns foras em Paula. Fernandes mandando bem no look (Só que não) como sempre (Reprodução / SBT)
O Patrão entregando os prêmios musicais para Paula Fernandes, que pareceu largar sua antipatia pela humanidade. Silvio Santos é conhecido por dar alguns foras em Paula. Fernandes mandando bem no look (Só que não) como sempre (Reprodução / SBT)

Entenda que o Troféu Imprensa não mais o único que premia nomes da TV Brasileira. A Rede Globo resolveu criar a premiação Melhores do Ano que premia atores e cantores (coincidentemente que pertencem aos selos das Organizações Globo – Tom de ironia). Diferentemente do premio Global, a cerimônia de votação e entrega dos troféus Imprensa e Internet produzido pela emissora do Patrão não tem caráter corporativo. Mas com a queda da popularidade que a televisão tem tido e também as produções dos últimos tempos, interpreto a premiação do SBT mais como uma tradição.

Claro, ainda existe (ou não) grandes produções na TV, grandes em estrutura e também em qualidade do conteúdo. Mas a internet tem se mostrado, desde o inicio dessa década, que pode ser um ótimo meio de comunicação e que existe pessoas que estão se profissionalizando pra elevar cada vez mais a qualidade do conteúdo. Então na maioria dos casos apresentadores e programas tradicionais (como o Jornal Nacional como Melhor Telejornal) levam os troféus pra casa. Mas muitas vezes alguns nomes que ganham soam esquisito, por exemplo: Eliana como Melhor Apresentadora de 2015.

Elenco do The Noite, programa noturno do SBT, recebendo o Troféu Internet. Aliás, Danilo Gentile e sua trupe conseguiram reformular a cara de um talk show noturno de um jeito ousado e irreverente (Reprodução / SBT)
Elenco do The Noite, programa noturno do SBT, recebendo o Troféu Internet. Aliás, Danilo Gentilli e sua trupe conseguiram reformular a cara de um talk show noturno de um jeito ousado e irreverente (Reprodução / SBT)

Há algumas semanas li uma nota no blog da super jornalista de entretenimento Fabiola Reipert, do R7, em que dizia que lá no SBT o sinal vermelho está se acendendo para Eliana, cujo tem audiência cada vez menor e que também já está com a equipe cortada para evitar gastos maiores. Então, pensem comigo, seria essa uma forma de amenizar a crise? Temos Fátima Bernardes, por exemplo, uma ótima apresentadora (e colega Jornalista, óbvio <3) que se saí muito melhor em audiência, que por sinal é muito mais humilde do que a senhora Eliana Dedinhos (que diz por aí que foi a primeira apresentadora a apresentar um programa dominical quando não é).

Eu acredito sim na credibilidade do prêmio, mas acredito também que sempre existe um mãozinha mudando resultados quando preciso. Televisão é jogada de interesses, meu povo! Não sou desses que acredita em tudo o que ouço por aí e sim… tenho minhas dúvidas. Confesso que acabei por perder a edição desse ano e vi os ganhadores nos drops que passam nos intervalos da grande da emissora. De qualquer modo, penso que deve existir prêmios para produções da web (existe alguma categoria já?). E se existir, bem, vou me esforçar que o Videotape possa ser digno de concorrer (hehehe).

NOS BASTIDORES: Piores vilões

Nos Bastidores dessa semana falei sobre os piores vilões dos filmes de heróis. Vamos combinar, ultimamente as produtoras avacalharam nas adaptações dos vilões de alguns títulos para o cinema. Descubra quais são assistindo Nos Bastidores do Canal Videotape.

Ah! Não esqueça de dar um gostei no vídeo e se inscrever no canal (caso não for inscrito), isso vai ajudar muito.

https://www.youtube.com/watch?v=UtQIhBA11aA

Bem miguxos, por hoje é isso. Semana que vem eu volto, um bom finde e até semana que vem.

Bj, bj! Luke para A BOINA encerrando a transmissão. Tchau!

Deixe uma resposta