Antigamente: Um JA no Biergarten, 30 anos depois

Digo sempre desde o dia que sai da faculdade que a história pode ser contada e registrada em materiais diferentes. Uma pagina de jornal, uma fita VHS, um arquivo virtual, até mesmo os relatos orais tem um valor imensurável para contar o que, por vezes, não conta-se em arquivos convencionais.

E quando falamos em Blumenau, arquivos em vídeo dos “antigamentes” é algo de valor ainda mais imensurável. Ver diante dos olhos e em momentos único personagens e lugares presentes apenas em fotos valem demais para quem quer preservar e rememorar momentos da nossa história. E foi dessa forma que o camarada Lucas Dias, da Rádio Pomerode, me pegou de surpresa nesta última semana.

Lucas tem na internet o canal TV Raridades, e através dele tem ressuscitado nos últimos tempos documentos preciosos da nossa TV, mais precisamente o período inicial da RBS em Santa Catarina e aqui em Blumenau. Entre intervalos comerciais e trechos do clássico Jornal do Almoço (JA), eis que A BOINA se depara com uma preciosidade: um JA na íntegra, datado de 29 de abril de 1989 e rodado direto no então Biergarten (Praça Hercílio Luz).

Olha aqui ó… Não é por nada não, mas até Horácio e seu “Amanhece Bom Jesus” apareceu no JA de 1989 (Jandyr Nascimento)

A fita não é completa, já que, dos intervalos comerciais, restaram apenas os informes da Prefeitura de Blumenau, também raros. Continuadora do trabalho da TV Coligadas desde setembro de 1980, a emissora gaúcha iniciava naquela edição do JA um tour mensal nas principais praças do estado, e Blumenau foi a escolhida para ser a primeira da viagem. A equipe da RBS naquela empreitada vale uma linha a parte: Mário Motta e Maria Odete Olsen na apresentação, reportagens de Samira Campos e Eunice Maria, a parte de variedades (como sempre) de Cacau Menezes, Prisco Paraíso (hoje no SBT) falando de política e, quem diria, a parte esportiva sob o comentário de Luiz Carlos Prates.

Mas o roteiro do jornal é que chama atenção. Não vou contar em detalhes porque o vídeo é que diz muito mais, mas vale destacar algumas presenças do inesquecível Celso Blues Boy, recordando os tempos de morador de Blumenau, e o também inesquecível Horácio Braun com sua trupe de samba, o Amanhece Bom Jesus, ambos apresentados por Cacau Menezes.

BEC no Maracanã em 1989 em julho. Zé Carlos assumiria o time em abril e levaria o Blumenau aos jogos na Copa do Brasil. Prates e Rodolfo Sestrem deixaram seu recado (Reprodução)
Vilson Kleinubing em busca da prefeitura em 1988. A política em Blumenau e o prefeito que poderia virar governador foram os assuntos de Prisco no JA (Reprodução)

Outro momento especial é quando Luiz Carlos Prates comenta sobre a troca de técnico no Blumenau Esporte Clube (BEC), quando Poletto saiu do time cuspindo fogo e alegando que “não tem sangue de barata”. Zé Carlos Paulista era o substituto que se encarregaria de colocar o tricolor de volta aos trilhos no Catarinense daquele ano, o mesmo Zé Carlos que levaria o BEC a disputa da Copa do Brasil no mesmo 1989. Detalhe, quem ajuda o comentário de Prates é, ninguém menos, que a lenda do rádio blumenauense Rodolfo Sestrem, no seu estilo critico e direto de sempre.

Na política, o destaque de Prisco era o fim do domínio do PMDB na cidade, que vinha desde o virar das décadas de 1960 para 1970 com a eleição de Evilásio Vieira. A prefeitura naquele ano era do pai de João Paulo, Vilson Kleinubing, que também aparece em um dos comerciais da prefeitura durante o JA. Kleinubing também fala sobre as sondagens ao seu nome para concorrer ao governo do estado, o que de fato aconteceria e o levaria ao governo de SC em 1991.

E um destaque que vale a pena também ser citado: uma reportagem especial sobre a polêmica lei de isenção do IPTU para construções “em estilo enxaimel” ou “estilo alpino” que a PMB propagandeava naqueles idos e que transformou o centro da cidade até os dias de hoje. A discussão central não rodava, no entanto, na questão “falsidade” das construções, mas na preservação de casarios antigos. Com a palavra o professor Vilmar Vidor e o então secretário de planejamento, Paulo Gouveia.

De resto, fiquem agora com este JA especial, uma volta no tempo de 30 anos. Gratidão ao Lucas Dias, no caminho de um grande memorialista e que já tem espaço garantido em A BOINA. E que venham mais resgates como este:

 

BONUS: Algo mais do TV Raridades (e pelo YT afora)

E acredite, não é só esse JA que Lucas tem resgatado no seu canal. Em outros videos, ele recuperou intervalos comerciais da RBS Blumenau entre 1985 e 1986.

E outro destaque aqui no bônus é um trecho de um JA de 1994, destacando as notícias de Blumenau com a apresentação de Miriam Roza e do saudoso Fernando Arteche nos esportes, além de alguns intervalos comerciais também de 1994. Estes são cortesia do canal besttapevideos.

Estão abaixo, pode dar o play e não esqueçam de curtir o TV Raridades e besttapevideos no YouTube!

Deixe uma resposta