Escrete 820: A equipe de esportes da União (no tempo do AM)

Como é bom encontrar verdadeiras pérolas do nosso rádio. Melhor ainda? Compartilhar com os entusiastas: da história, da comunicação, da Blumenau de todo dia. Dá um orgulho, sensação de partilha e educação, Beto Day estaria sorrindo com uma dessas, como eu cá estou.

E essa, vou dizer, tem história, admito! O que trago aqui hoje até bate o coração um pouco. Trata-se de um recorte de minha própria casa e que interliga tanta coisa ao mesmo tempo da memória do nosso rádio, pioneiro de Santa Catarina, e da crônica esportiva do estado e de Blumenau, entre seus nomes mais folclóricos.

Certa feita, meu caro David Batista – amigão das esquinas do rádio – me compartilhou um arquivo pelo Whatsapp com aquela célebre frase: “eu acho que vais gostar! Você e a turma da União”. E foi dar o play pra tomar o choque: trata-se de um áudio comercial datado de 1982, apresentando a equipe esportiva da então Rádio União AM (820 kHz).

Mas como, André? União AM? Em Blumenau não seria FM 96.5? Calma… vamos por partes. Para contexto, a frequência 820 AM era a antiga Rádio Alvorada, fundada no distante 1962. Lá por 1978, dentro das ambições grandiosas da Fundação ISAEC de comunicação (pertencente a Igreja Luterana), a emissora foi adquirida pela entidade para integrar a Rede União de rádios que estava se formando.

O FM da União (96.5) só surgiria no decorrer daquele 1980, mas o 820 já fazia história desde quatro anos antes

O FM ainda nem era plano, exceto em Novo Hamburgo, quando a 105.3 (atual cabeça-de-rede da União) foi criada. Quando a 96.5 surgiu, já em 1982, era apenas um estúdio de musica orquestrada/instrumental dentro do que era a 820 AM e sua programação já consolidada há quatro anos. E o esporte? Ponto de orgulho da casa, no alto do Edifício Brasília.

À época – e o áudio não me deixa mentir – o escrete blumenauense era um dos mais conceituados do estado, com números operacionais que podem surpreender atualmente, ainda mais nestes tempos que (lamentavelmente) vivemos: apenas de iniciativas pequenas e persistentes que tentam manter vivo o rádio esportivo na capital da cerveja, isso sem ter time na primeira divisão estadual.

O time? Pesado, pura e simplesmente. Os nomes são de arregalar os olhos, um atrás do outro: o galo-maior Rodolfo Sestrem e sua emoção intrincada no grito de gol e no relato, além de Aldo Pires de Godoy, Pedro Lopes, o já saudoso Nilson Fabeni, Carlos Cruz e muitos outros. E isso que nem falei da técnica (Carlos Alberto Moritz há de lembrar bem).

E o que o áudio narra? Algumas fatias interessantes do arquivo merecem destaque: Sestrem estava longe da terrinha em um deles, dedicado a transmissão da final do Torneio de Independência da Malásia (Pestabola Merdeka, não rir do nome!) daquele ano. O Brasil foi representado pela seleção da Federação Catarinense de Futebol, e saiu de lá como campeão, vencendo a seleção de Gana na final por 3 a 0. O gol narrado por Rodolfo foi o último daquele jogo final, anotado por Gersinho, do Figueirense.

A seleção catarinense na Malásia, para o Torneio de Independência (Pestabola Merdeka), em 1982. Abaixo, o então presidente da FCF, José Elias Giuliari, levanta o troféu de campeão, conquistado de forma invícta

Tem mais, muito mais: tem gol de pênalti de Pastoril, no tempo que este defendia as cores do Blumenau (BEC), gol de Albeneir nos bons tempos do Figueirense, a palavra de Nardela, grande ídolo do Joinville incontavelmente campeão nos anos 1980; gols da Copa de 1982, fora os comentários de Fabeni e Cruz e, claro, o charme inigualável da narração esportiva daquele tempo: velocidade, emoção em crescente, avaliações incisivas, a confusão do campo entre repórteres e jogadores, informação em cima do lance… que tempo!

Falei demais! Bora ouvir esta preciosidade. Ah, e quanto a frequência 820? Ela permaneceu com a igreja luterana até 1989, quando passou para a administração de Carlos Alberto Ross, operando como Rádio Unisul, dentro da Rede Fronteira de Comunicação (RFC). Dentro da RFC, a 820 AM operou como CBN Vale do Itajaí e Rádio Globo até ser desativada em dezembro de 2022, dando lugar a Antena 1 Vale do Itajaí (88.1).

De volta no tempo: União AM, 820 kHz, 1982…

Dedicado em memória de Adalberto Day… certamente, ele estaria lendo e ouvindo este arquivo com um sorriso extenso na face. Precisamos continuar o resgate da história, e aqui estamos!

Deixe uma resposta