1900 e Moraes Sarmento

Nestes últimos dias, me corre pelos ouvidos a voz de um cidadão que, de falar seu nome, liga-se as coisas do campo, ao violão, viola e aqueles cantinhos da saudade que o rádio também puxa: Moraes Sarmento.

O arquivo em questão é uma gravação de seu programa na briosa Rádio Capital, sucessora da Tupi no antigo 1040 AM e operando hoje também no 77.5 FM. O típico cantinho saudoso que, faz tempo, o rádio nunca mais arriscou fazer (e eu encamparia um projeto desses, sabia?).

E a versatilidade de Moraes é sensacional: para quem acha que o velhinho de óculos só sabia de musica caipira fica fascinado ao ouvi-lo desenterrar melodias que vão do clássico ao chorinho, samba, marcha-rancho e por ai afora. Fora que, para mim que gosto desses estilos antigos, é uma senhora volta no tempo, mesmo que a gravação seja de 1996.

Moraes é o velhinho do rádio. Seus óculos grossos foram vistos militando no rádio em emissoras como a Bandeirantes, Tupi, Rádio São Paulo, Rádio Capital e, claro emissoras de TV como Record e, claro, a TV Cultura, onde fez dupla histórica com Inezita Barroso e trouxe o (verdadeiro) sertanejo para a televisão em palco nobre.

O bom moço campineiro morreu em 1998, aos 75 jovens anos, vitimado por problemas cardíacos. Uma lenda radiofônica daqueles que sentimos pena de não ter conhecido, sobretudo para contar suas histórias de “1900 e Moraes Sarmento”.🌻🌻

Deixe uma resposta