Donald, 1942

Esta vai para os desavisados, sobretudo quem pensa que a liberdade de expressão é irrestrita e salvaguarda da defesa do ódio acéfalo. Talvez, aquela expressão “quer que desenhe” funcione melhor neste tipo de afirmativa.

Lá pelo começo da década de 1940, a propaganda de guerra, e ai falo do que o ocidente podia usar para mostrar a verdadeira face do eixo, chegava até mesmo nas telonas utilizando-se de grandes produtores de animações da época para dar o aviso: lá do outro lado do Atlântico ou do Pacífico existem regimes baseados no fanatismo, no ódio a minorias e populações inteiras e capazes das maiores atrocidades para consolidar seu poder.

Estúdios como Warner, MGM e, claro, a Disney usaram o possível para dois caminhos: a consolidação da “política de boa vizinhança”, aproximando pela indústria do cinema os vizinhos (como o Brasil, como bem sabemos) e a mostra – mesmo que bem humorada ou extremamente séria – do que era viver sob a égide do totalitarismo.

E talvez um dos exemplos mais escancarados disto tenha sido “Der Fuehrer’s Face”, estrelado pelo sempre estressado Pato Donald em 1942. Era altura que a a França ainda estava domada pelos nazistas, as atrocidades contra os judeus e outros povos rolavam em escala industrial e o mundo ainda se desdobrava para tentar frear o ódio. E aqui vale reforçar: ódio plantado por uma extrema-DIREITA inflada pelo nacionalismo revanchista do fim da Primeira Guerra, ok?

É cômico, mas não deixa de ser pesado ver Donald sendo virado do avesso para satisfazer o trabalho compulsório para o regime, para o Führer. Das partes engraçadas aos delírios quase psicodélicos e intensos da animação, coisa comum em algumas das animações de Walt Disney naquele período.

Hoje, naturalmente e como tantos outros daquele período, é um desenho banido. Ele cumpriu seu papel em 1942, ganhou até Oscar como “melhor curta de animação” um ano depois e tudo mais. Agora, não mais, chega, que fique apenas como um corte histórico, e nada além disto. Dar audiência para o totalitarismo não cabe mais em nossos dias e um “bom nazista” é aquele morto e esquecido de vez na escória da história.

Entendeu ou… quer que desenhe? 🌻🌻

Deixe uma resposta