Mendicância

Será que, nestes tempos tão confusos, dá pra confiar na política e em determinados empresários catarinenses, sobretudo nos caciques e nomes que mais se “destacam”?

A recente votação sobre a PEC do tal “voto impresso” me provou que não, e a prova maior de que estamos, sempre e em todo momento, atracados a uma maldita mendicância de representação justamente para o lado mais fraco e controverso da balança. E algumas situações pontuais não me deixam pensar o contrário.

Primeiro, admito que me decepciona – como eleitor dele, confesso – a posição do deputado estadual Laércio Schuster Júnior (PP) em defender esta distorção eleitoral. Claro que lembro que a decisão final parte da esfera nacional, mas se este é nosso futuro como representatividade, lamento profundamente os equívocos que ele e outros pares estaduais tomam contra o sistema seguro que elegeu a eles mesmos anos atrás.

Outra situação em conta tratou-se da recente visita do presidente Jair Bolsonaro à Joinville, quando o distinto mandatário, no alto de sua pútrida verborragia, ignorou solenemente as mil manifestações de empresários e políticos sobre investimentos no estado para dedicar-se a sua “campanha eleitoral”: vômitos verbais, motociatas e idiotices a parte, para a palma forçada da claque.

Depois, diante da câmara federal, deputados catarinenses encorpando a distorção eleitoral, alienados e cegados pelo “apoio” e observação enrijecida de suas legendas. Gente como Angela Amin, que também já fui eleitor (que burro fui!) engrossando o coro, gente dando voz ao indefensável e achando-se na vanguarda política de um estado cada vez mais distante da realidade.

Lamentável. A atuação de “grandes nomes” da política e do empresariado catarinense é só mais uma prova de atraso, letargia e paranoia conservadora em busca de simpatia. Sempre estamos mendigando, pedindo atenção, casando com ideologias em vez de pensamentos progressistas. Em vez do certo, sempre o errado.

E lamento também você, que chegou no fim destas linhas, achando que alguma coisa deve mudar com tantos descompassos. Não espere tanto, a política catarinense e seus seguidores, ao menos os ditos “experimentados” são capazes de manter tudo como está. Faz parte do processo, do momento, das distorções que, dia a dia, estamos bem acostumados a ver.

É por ai… 🌻🌻

Deixe uma resposta