O Brasil de Hélio

“Mato Grosso do Sul é na região Sul”

Te surpreende que isto tenha vindo de um parlamentar catarinense? A mim, não!

Rareiam as mostras de que Santa Catarina é um estado são, aberto e de respeito. Dados os descaminhos eleitorais e “ideológicos” que permeiam nossas esquinas, não é surpresa ver demonstrações como esta, de um dito “jornalista”, e de outras que reforçam velhos estereótipos dia a dia: machismo, negação, desrespeito, preconceito, ignorância em nome da “moral e bons costumes”, “medo de comunismo” e por ai.

Impossível se conformar, mas fácil de explicar muitas vezes que for possível: riqueza, posse, prestígio social e origens “europeias” não constroem caráter, quiçá inteligência para perceber o básico tampouco o complexo de novos pensamentos e ideias. O que se assiste aqui é a mesma paranoia extremada de uma “pátria em perigo” agarrada a ideias antigas que privam a racionalidade, a verdadeira consciência das necessidades de um povo escondidas em gritos de “mito”.

Santa Catarina precisa evoluir e muito, e vexames como este mostram o nível de nossos achismos. O mundo não gira em torno da falsa moral pregada pelos que vão as esquinas mostrar dedos do meio para se sentirem “superiores”. Antes de mais nada, somos Brasil, miscigenado como qualquer outro estado e, como tal, parte de um todo que está imerso no mesmo distúrbio de consciência que se vive desde 2018.

Ou se pensa em refletir quem somos ou… ainda vamos acreditar que o Mato Grosso do Sul é no sul, simples e direto. 🌻🌻

Deixe uma resposta