Portal da Discórdia

Está sacramentado: Timbó escolheu de forma apertada e decidiu pelo chamado “portal futurístico” como a estrutura que vai ser montada na entrada da cidade, na altura da chamada “curva do Gadotti”. A estrutura tem linhas modernas, representando a indústria metalúrgica da cidade e é parte das celebrações dos 150 anos da cidade, celebrados em 2019.

Sacramentado foi, mas a custa de muito debate, por que não dizer, “pancadaria”. Até mesmo na escolha de uma estrutura turística era possível notar o velho conflito de gerações que tem polarizado conversas em muitas rodas. O velho conflito que também toma parte na política, na sociedade plural X mundo tradicional, na resistência a se pensar fora da caixa e compreender os rodeios de um mundo em volta.

Como um momento lúdico em comunidade é capaz de fazer a gente perceber certas dicotomias sociais atuais. Impressiona tudo o que foi lido, argumentado e agredido numa simples escolha de portal. E escolha que ainda vai gerar um debate contínuo por um outro ponto que incomoda, digamos, aqueles mais “certinhos” nos detalhes: a localização, que ignora a entrada do bairro Araponguinhas, dito como “historicamente excluído”, mais como um grito político meio que populista.

Tudo nasceu de um portal, e muita coisa ainda vai acontecer nesse duelo de gerações que refletiu numa entrada de cidade. E admito: votei errado e fiquei feliz com a vitória final. Que venham os embates, Timbó precisa dissecar sua própria consciência. 🌻🌻

Deixe uma resposta