Automobilismo Brasil

Nestas procuras por bons conteúdos sobre F1 e automobilismo em geral na internet, segui a recomendação do meu distinto sócio no G&M, Roberto Taborda, para visitar um espaço no YouTube que prometia ser uma verdadeira “enciclopédia” da F1 oitentista: o canal Automobilismo Brasil, e a impressão que fica por lá é ótima.

De propriedade de Felipe Marinho (deve ser esse o nome dele, pelo e-mail que ele deixa para contato), o canal apresenta vídeos longos mais extremamente ricos em conteúdo, diluindo detalhes e informações da categoria e da trajetória de Ayrton Senna e Nelson Piquet desde 1984 até onde for (os reviews detalhados devem ir longe, claro) com base em publicações e biografias completas, tanto dos brasileiros quanto de outros pilotos da época.

O detalhamento é tão grande que choca a primeira vista. De fato, muitos pormenores de equipes, fins de semana de corrida e movimentações de bastidores passam despercebidos de muita gente que não tem familiaridade com a leitura destas obras. E neste ponto, o trabalho de Felipe é sensacional, pois esmiuçar, simplificar e transmitir de maneira simples todo este conteúdo é quase como uma aula de faculdade do assunto, ainda mais se o tema é desmistificar detalhes tratados como “verdades” sobre Ayrton Senna até hoje.

Só uma coisa me incomoda, talvez capricho de locutor: seria a narrativa que tem pausas, respirações e muletas verbais que tornam a contação um pouco maçante. Mas não posso cobrar isso de quem não trabalha com este expediente todos os dias (até porque não sou exemplo de perfeição, claro!), é o estilo dele de contar e isso se aperfeiçoa com o tempo.

No mais, para quem curte o intrínseco do automobilismo oitentista, vale dar uma olhada e mergulhar nos conteúdos. Mas mergulhar mesmo, porque a história vicia (como neste caso). 🌻🌻

Deixe uma resposta