Turcos e novelas

Pense num polo de primeira linha de dramalhões televisivos. Se pensou Brasil, já vai longe. Se tentou me responder México, nem perto disso. O novo queridinho dos noveleiros de plantão tem sido a distante Turquia, onde a novela tem sido o ovo de colombo da TV dos otomanos. E no grande estilo do drama melodramático: grandes romances, intrigas, choros, brigas homéricas e por ai afora.

Não é de hoje que a turma do leste europeu, dos Balcãs e daqueles lados do oriente convivem com tramas novelísticas. Não a toa, em outros tempos, a Globo faturava uma nota preta com vendas de novelas para aquela região. Diz a lenda que o último capitulo de uma novela foi o suficiente para parar por um momento um dos tantos conflitos na antiga Iugoslávia, provando que até o cidadão que segurava o fuzil era um sensível ser humano diante da telinha.

E essa febre não para: “chega um ponto da vida que a gente não come, não dorme, não conversa, não faz nada, a gente só quer saber o que vai acontecer na série turca”, diz uma coordenadora pedagógica paulista de 49 ao Folha de São Paulo. Moças com mais de 40 estão se encontrando nessas tramas rocambolescas cheias de melodramas, histórias profundas e, claro, demonstrações da vida e costumes de uma Turquia que talvez não conheçam no mapa, mas são familiares na difícil língua do país.

A TV aberta bem que tentou compor com a febre turca, mas como nas séries e produções hollywoodianas, o dublado é o zero a esquerda. A língua fascina, a trama prende e nem mesmo a ausência de um inocente beijo (coisa que a censura turca marca cerrado) incomoda as fanáticas. Este impulso todo levou Istambul a ser uma das maiores exportadoras de ficção para o exterior, rivalizando com campos tradicionais como a Índia e os EUA.

Enfim, a língua enrolada, os costumes e as histórias que lembram, de longe, os dramalhões sessentistas de nossa TV estão na moda e na cabeça das moças que adoram um romance arrebatador. E enquanto escrevo isto, minha mãe está vidrada em mais um capítulo de Emanet.

A febre turca está mais perto do que pensei… 🌻🌻

Deixe uma resposta