Som n’A BOINA #41: Será Que eu Pus um Grilo na Sua Cabeça? (Guilherme Lamounier)

Paula Toller, Fabio Jr. e Sandy & Junior. Notadamente, três expoentes da música brasileira, fato consumado pela grande quantidade de hits que estes três nomes gravaram, lançaram e colheram, juntos, discos premiados e prestígio.

Agora, o que os três tem em comum? Misturar o Rock, o romântico e o Pop jovem parece coisa de maluco, mas cada um deles tiveram, entre os repertórios lançados, um nome carioca em comum: Guilherme Lamounier. Carioca da gema mesmo, moço de cabelos longos e ideias mais longas ainda e que, pela sua criatividade imensa, ajudaram a dar um pouco de corpo a música brasileira dos anos 1970, permeada entre o popular e o underground.

Lamounier é gênio, e poderia parar de falar dele aqui nessa frase seguramente. Mas é bom falar dele um pouco mais, até porque conhecimento sobre ele rareia muito na internet. O sucesso bateu-lhe a porta no início da década de 1970, e sua chegada pode-se dizer muito bem-vinda. Desde a Jovem Guarda que o Pop-Rock brasileiro ainda estava em construção, o que era lançado ou era complexo demais ou popularesco demais, resultado dos caminhos que muitos tiveram que tomar no fim do movimento sessentista.

E nesta cirando que Guilherme começou a crescer. Suas canções tem um toque romântico, mas descolado ao sabor da juventude daqueles tempos. Em 1973, o país começou a conhece-lo melhor com seu segundo LP. Leveza, poesia e suavidade melódica sem ser “brega”, mas conectado a pegada pop: tá ai a combinação perfeita que faltava e que enriqueceu demais um cancioneiro necessitado de sons alinhados, jovens e frescos.

E a escolhida dentre tantas do jovem é um som que, anos depois, estava cravado entre grandes sucessos do bom e velho Kid Abelha: “Será que eu pus um grilo na sua cabeça?” é de do segundo disco do cantor, de 1973, carregada de versos abstratos e de uma suavidade, um frescor que, confesso, nem Paula Toller conseguiu fazer igual. E só pra lembrar: “Enrosca” (1975) e “Seu Melhor Amigo” (1978), respectivamente de Sandy & Junior e Fabio Jr. também saíram da mente enluarada do garoto, carregando os mesmos traços musicais marcantes de suas composições.

Infelizmente, Lamounier não está mais entre nós e seu desaparecimento foi tão rápido quanto cruel. O cantor afastou-se da música nos anos 1980 com problemas psicológicos e, depois de enfrentar problemas com a diabetes, morreu em 2018 vitimado por uma pneumonia, aos 67 anos. Não existem registros do cantor na TV em ação, mas sua obra está ai intacta e fresca como fora nos anos 1970, pra dar um play e curtir.

Fábio, Paula, Sandy… que me desculpem, mais o tio Guilherme é o que há. 🌻🌻

Deixe uma resposta